Lançamento do livro: A colação de grau e o espaço público: o olhar do gestor

18/06/2015 08:45

O livro “A colação de grau e o espaço público: o olhar do gestor” tem como autora a Servidora Aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, Msc. Cléia Normandina Silveira Ramos. Esta obra se origina a partir da sua pesquisa em nível de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC), defendida no ano de 2012, sob a orientação da Profa . Dra Carla Cristina Dutra Búrigo. O estudo analisou a contribuição das solenidades públicas de colação de grau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e sua relação com o desenvolvimento e fortalecimento do espaço público na universidade pública.

Por meio de pesquisa realizada junto aos gestores da Universidade, esta obra apresenta a solenidade de colação de grau dos cursos de graduação das universidades públicas, como um dos mecanismos potencializadores para a organização e o desenvolvimento do espaço público destas instituições e que interfere diretamente no fortalecimento ou enfraquecimento da legitimidade da universidade pública,  diante da sociedade.

A partir dos resultados da pesquisa, é possível observar fortes evidências de que a formatura pública da UFSC é envolvida por relações de grandes dimensões e que refletem diretamente no seu caráter público, democrático e isonômico. Assim, ela se constitui em um processo que se apresenta em constante movimento e que pode contribuir para a organização ou para a desorganização do espaço público, de acordo com o contexto que a envolve.

Nestes termos, este livro destina-se à comunidade acadêmica e aos gestores das instituições públicas de ensino superior, comprometidos com o desenvolvimento e preservação do espaço público institucional.

Sua publicação tem o apoio da Secretaria de Cultura da UFSC(SECULT), do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC(PPGAU) e da Imprensa Universitária da UFSC (IU).

convite