Área de concentração e linhas de pesquisa

O Mestrado Profissional em Administração Universitária tem uma única área de concentração, intitulada “Gestão Universitária”. A referida área de concentração busca estudar e aplicar sistemas, modelos, técnicas e políticas para a profissionalização das instituições de educação superior, considerando a complexidade de sua gestão e sua importância para o desenvolvimento da sociedade.

Está atualmente dividida em três linhas de pesquisa a conhecer:

Análises, Modelos e Técnicas em Gestão Universitária

Análises, modelos e técnicas de gestão aplicados às Instituições de Educação Superior. Temáticas estudadas: Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Gestão da Inovação, Gestão de marketing, Gestão do Conhecimento, Gestão de Projetos e Gestão de Processos.

Anderson Sasaki Vasques Pacheco
Dante Luiz Juliatto
Diego Eller Gomes
Isaías Scalabrin Bianchi
Julio Eduardo Ornelas Silva
Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta
Leonardo Flach
Luciane Stallivieri
Marcia Barros de Sales
Marcos Baptista Lopez Dalmau
Mauricio Rissi
Pedro Antônio de Melo

Políticas Públicas e Sociedade

Pesquisas e estudos que permitam analisar as políticas públicas voltadas às Instituições de Educação Superior. Estudar a interface entre as Instituições de Educação Superior e a sociedade. Abrange o estudo da integração e cooperação com outras IES ou organizações, com vistas ao desenvolvimento de soluções inovadoras e empreendedoras referentes a produtos, processos e métodos organizacionais aplicados à gestão universitária.

Alexandre Moraes Ramos
Bernardo Meyer
Carla Cristina Dutra Búrigo
Gerson Rizzatti Junior
Irineu Manoel De Souza
Rafael Pereira Ocampo Moré
Raphael Schlickmann

Sistemas de Avaliação e Gestão Acadêmica

Sistemas de avaliação e indicadores aplicados às Instituições de Educação Superior estuda: SINAES (Avaliação Institucional, Autoavaliação Institucional, ENADE, Avaliação de Cursos) e Avaliação da pós-graduação. A gestão acadêmica contempla os estudos de: evasão, permanência, egressos, implementação e gestão do PPC (Projeto Pedagógico de Curso).

Alexandre Marino Costa
Andressa Sasaki Vasques Pacheco
Lourdes Alves
Rogério da Silva Nunes
Thiago Henrique Almino Francisco

Histórico das linhas de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária iniciou suas atividades no ano de 2010, com duas linhas de pesquisas ativas, sendo elas “Universidade e Sociedade” e “Gestão Acadêmica e Administrativa”. Durante o ano de 2015, o programa passou por um processo de discussão e reformulação de suas linhas de pesquisa, e a partir de maio de 2016, foram aprovadas as novas linhas descritas acima.