Área de concentração e linhas de pesquisa

O Mestrado Profissional em Administração Universitária tem uma única área de concentração, intitulada “Gestão Universitária”. A referida área de concentração busca estudar e aplicar sistemas, modelos, técnicas e políticas para a profissionalização das instituições de educação superior, considerando a complexidade de sua gestão e sua importância para o desenvolvimento da sociedade.

Está atualmente dividida em três linhas de pesquisa a conhecer:

Análises, Modelos e Técnicas em Gestão Universitária

Análises, modelos e técnicas de gestão aplicados às Instituições de Educação Superior. Temáticas estudadas: Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Projetos e Gestão de Processos.

Alessandra De Linhares Jacobsen
Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta
Marcos Baptista Lopez Dalmau
Mário de Souza Almeida
Mauricio Rissi
Mikhail Vieira de Lorenzi Cancelier
Pedro Antonio De Melo
Rudimar Antunes Da Rocha

Políticas Públicas e Sociedade

Pesquisas e estudos que permitam analisar as políticas públicas voltadas às Instituições de Educação Superior. Estudar a interface entre as Instituições de Educação Superior e a sociedade. Abrange o estudo da integração e cooperação com outras IES ou organizações, com vistas ao desenvolvimento de soluções inovadoras referentes a produtos, processos e métodos organizacionais aplicados à gestão universitária.

Alexandre Moraes Ramos
Carla Cristina Dutra Búrigo
Claudio Jose Amante
Irineu Manoel De Souza
Raphael Schlickmann

Sistemas de Avaliação e Gestão Acadêmica

Sistemas de avaliação e indicadores aplicados às Instituições de Educação Superior estuda: SINAES (Avaliação Institucional, Auto Avaliação Institucional, ENADE, Avaliação de Cursos) e Avaliação da pós-graduação.
A gestão acadêmica contempla os estudos de: evasão, permanência, egressos, implementação e gestão do PPC (Projeto Pedagógico de Curso).

Alexandre Marino Costa
Andressa Sasaki Vasques Pacheco
Lourdes Alves
Rogerio Da Silva Nunes

Histórico das linhas de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária iniciou suas atividades no ano de 2010, com duas linhas de pesquisas ativas, sendo elas “Universidade e Sociedade” e “Gestão Acadêmica e Administrativa”. Durante o ano de 2015, o programa passou por um processo de discussão e reformulação de suas linhas de pesquisa, e a partir de maio de 2016, foram aprovadas as novas linhas descritas acima.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com