Área de concentração e linhas de pesquisa

O Mestrado Profissional em Administração Universitária tem uma única área de concentração, intitulada “Gestão Universitária”. A referida área de concentração busca estudar e aplicar sistemas, modelos, técnicas e políticas para a profissionalização das instituições de educação superior, considerando a complexidade de sua gestão e sua importância para o desenvolvimento da sociedade.

Está atualmente dividida em três linhas de pesquisa a conhecer:

Análises, Modelos e Técnicas em Gestão Universitária

Análises, modelos e técnicas de gestão aplicados às Instituições de Educação Superior. Temáticas estudadas: Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Projetos e Gestão de Processos.

Alessandra De Linhares Jacobsen
Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta
Luciane Stallivieri
Marcia Barros de Sales
Marcos Baptista Lopez Dalmau
Mauricio Rissi
Pedro Antonio De Melo

Políticas Públicas e Sociedade

Pesquisas e estudos que permitam analisar as políticas públicas voltadas às Instituições de Educação Superior. Estudar a interface entre as Instituições de Educação Superior e a sociedade. Abrange o estudo da integração e cooperação com outras IES ou organizações, com vistas ao desenvolvimento de soluções inovadoras referentes a produtos, processos e métodos organizacionais aplicados à gestão universitária.

Alexandre Moraes Ramos
Bernardo Meyer
Carla Cristina Dutra Búrigo
Claudio Jose Amante
Irineu Manoel De Souza
Rafael Pereira Ocampo Moré
Raphael Schlickmann

Sistemas de Avaliação e Gestão Acadêmica

Sistemas de avaliação e indicadores aplicados às Instituições de Educação Superior estuda: SINAES (Avaliação Institucional, Auto Avaliação Institucional, ENADE, Avaliação de Cursos) e Avaliação da pós-graduação.
A gestão acadêmica contempla os estudos de: evasão, permanência, egressos, implementação e gestão do PPC (Projeto Pedagógico de Curso).

Alexandre Marino Costa
Andressa Sasaki Vasques Pacheco
Lourdes Alves
Rogerio Da Silva Nunes

Histórico das linhas de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária iniciou suas atividades no ano de 2010, com duas linhas de pesquisas ativas, sendo elas “Universidade e Sociedade” e “Gestão Acadêmica e Administrativa”. Durante o ano de 2015, o programa passou por um processo de discussão e reformulação de suas linhas de pesquisa, e a partir de maio de 2016, foram aprovadas as novas linhas descritas acima.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com