O Canadá quer fazer de você um líder nas Américas

29/04/2015 17:47

Bolsas de estudo ELAP com inscrições abertas até 30 de abril

 

O Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP – Emerging Leaders in the Americas Program, em inglês) está com inscrições abertas. As bolsas são oferecidas a estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá (duração de 4 a 6 meses).

Os interessados têm até o dia 30 de abril para se inscrever, e a candidatura deve ser apresentada pela instituição canadense em nome do estudante.

Para concorrer a uma das bolsas da edição 2015-2016 é preciso estar matriculado regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil. Para o nível de graduação, é necessário que haja um acordo de cooperação prévio entre a instituição brasileira e a instituição canadense. No caso de mestrado ou doutorado, não havendo um intercâmbio formal entre as instituições, podem ser consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições canadenses e brasileiras.

Durante a permanência no Canadá, os bolsistas devem manter o vínculo com seus estabelecimentos de ensino no Brasil. As bolsas consistem em $7.200 dólares canadenses por 4 meses e $9.700 dólares canadenses por 6 meses. Os valores acima são administrados pelas instituições canadenses anfitriãs e compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores), além de despesas com moradia.

Os alunos de graduação e pós-graduação poderão iniciar seus estudos no Canadá entre julho de 2015 e fevereiro de 2016.

A prioridade é contemplar bolsistas que tenham como tema de estudo disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico.

Segundo o Embaixador do Canadá no Brasil, Jamal Khokhar, esses novos líderes têm papel importante.  “É uma alegria ver o crescente número de ex-bolsistas contribuindo para as relações entre nossos países e nossas universidades. Os bolsistas do ELAP são verdadeiros embaixadores do Canadá no Brasil e elos importantes e duradouros para as relações interpessoais e institucionais”, afirma o Embaixador.

Uma lista dos programas acadêmicos oferecidos pelas instituições canadenses pode ser consultada no site da Associação de Universidades e Faculdades do Canadá e no site do Colleges and Institutes Canada.

Sobre o ELAP

Lançado em abril de 2009, o programa já contemplou 652 bolsistas brasileiros em diversas áreas como Ciências Sociais, Negócios, Direito, Educação, Humanidades, Artes, Ciências da Vida e Biológicas, Ciências Aplicadas, Tecnologia e Engenharia.

Além de consolidar as relações entre instituições de ensino brasileiras e canadenses, o ELAP visa favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas.

Durante a semana de 23 a 27 de março de 2015, um grupo seleto de 24 estudantes da América Latina e do Caribe, atualmente no Canadá como bolsistas ELAP, participou de uma missão de estudos a Ottawa para ter um panorama do regime de governança, da prática empresarial e da sociedade civil em áreas prioritárias para o Canadá.

Informações adicionais sobre o este e outros programas de bolsas de estudo no Canadá podem ser encontradas no site sobre bolsas de estudos do governo do Canadá.

Siga-nos  

Embaixada do Canadá