Orientações para Defesa de Dissertação

Orientações gerais para agendamento de Defesa de Dissertação e de entrega da versão definitiva.

Como solicitar o agendamento da Defesa:
O mestrando deverá solicitar a defesa após constar no histórico acadêmico o cumprimento de todos os requisitos do programa, a saber:
– créditos em disciplinas com as respectivas notas;
– créditos validados em Atividades Acadêmicas (Produção Intelectual Técnica ou Bibliográfica);
– Exame de Qualificação aprovado;
– Ter assistido o número mínimo de defesas, entre outras exigências regimentais.

O formulário para solicitação de defesa deve ser entregue com antecedência mínima de 15 dias, após a confirmação de dia e horário com todos os membros da banca examinadora. Formulário disponível em: Solicitação de Defesa de Dissertação

Como proceder a entrega da versão final:
No ato da defesa de dissertação, a Banca Examinadora registra a aprovação e um prazo máximo e improrrogável, de noventa (90) dias, contados a partir da data de sua defesa. A não observância do prazo estabelecido acarretará na reprovação do mestrando. Obs.: Alterações no título devem ser registradas em ATA de Defesa.

Observe atentamente orientações da Biblioteca Central no site: https://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/deposito-legal-teses-dissertacoes/. Entretanto, ao invés de utilizar, na folha de aprovação (folha de certificação digital), a expressão “Coordenador do Programa” seguida do nome do coordenador, utilizar apenas a expressão “Coordenação do Programa”, assim, possibilita que tanto o coordenador, quanto o subcoordenador possam assinar a versão final do trabalho.

Após o cumprimento das correções sugeridas pela banca e uma vez obtida à autorização do seu orientador para a entrega da versão definitiva, você deverá encaminhar para o e-mail da Secretaria do Programa (ppgau@contato.ufsc.br) a Versão Definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso em PDF/A, conforme instruções da BU (para a coleta de assinaturas do orientador e coordenador). O prazo de entrega é considerado após o depósito legal na Biblioteca Universitária, portanto, a coleta das assinaturas precisa ser feita com antecedência.

Para requerer o diploma é necessário, o envio por e-mail (ppgau@contato.ufsc.br) dos seguintes documentos:
– Carteira de identidade civil (RG);
– Certidão de casamento (ou de nascimento, no caso de solteiros). Obs.: Não deverá haver divergência entre o nome constante no documento de identidade e a certidão de casamento.
– Diploma de ensino superior. O diploma deverá conter a informação sobre o ato de reconhecimento do curso e a data de publicação do mesmo no Diário Oficial. Em caso de diploma expedido por instituição estrangeira, o mesmo deverá ser visado pelo Consulado do Brasil no país emissor e o aluno deverá anexar comprovação, expedida pela universidade de origem, informando que o curso teve duração mínima de 2.700 horas;
– Arquivo DOC ou DOCX contendo o título, resumo, palavras-chave, abstract e Keywords (da dissertação).
– Formulário de submissão de artigo (assinado pelo orientador). Formulário disponível em: Formulário de Submissão de Artigos – Anexo I – Resolução Normativa 01/PPGAU/2017/

Alertamos para a necessidade de cumprir o prazo regimental de entrega da versão definitiva da dissertação, sob pena de não ser concedido o título de mestre, conforme formalmente expresso na ata de defesa.